quarta-feira, 29 de novembro de 2017


Microfisioterapia e os Indicadores de Saúde: Sono e Insônia


Introdução: A Microfisioterapia é uma técnica manual que consiste em identificar a causa primária do sintoma e estimular a auto cura do organismo, está compreendida nos novos paradigmas das ciências da saúde, onde o foco é a saúde integral. O sono é um estado comportamental básico na manutenção fisiológica do organismo. Ele é necessário para a aprendizagem e para o processo de homeostase fisiológica. Por outro lado a insônia é caracterizada como o sono inadequado e/ou não-restaurador, com consequências diurnas, incluindo irritabilidade, fadiga, déficit de concentração e de memória.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar as possíveis alterações na qualidade do sono e redução de insônia utilizando como tratamento a abordagem terapêutica – Microfisioterapia.
Método: É um estudo transversal descritivo, realizado entre julho de 2013 e agosto de 2014, com pessoas que utilizaram a Microfisioterapia como recurso terapêutico, para a melhora do sono. Este estudo obedece todos os critérios do Comitê de Ética para este perfil de pesquisa. O instrumento foi uma avaliação qualitativa quanto à sua condição de sono antes e após a primeira consulta, sendo o critérios de avaliação: sono bom, razoável ou ruim e insônia. Qualquer outra abordagem terapêutica utilizada pelo paciente foi mantido pois, o propósito deste estudo foi identificar os resultados após a intervenção da Microfisioterapia, com ou sem qualquer outro tratamento específico. Foi utilizado para a análise descritiva dos dados o programa Excel 2007 para Windows. Participaram da pesquisa 172 pessoas.
Resultados: Os resultados apresentaram que das 172 pessoas avaliadas na primeira consulta, 80 (46,51%) referiam ter um sono bom, 32 (18,18%) referiram sono razoável, 29 (16,47%) sono ruim e 31 (18,02%) apresentavam quadros de insônia. Na segunda consulta esse valor se alteraram completamente, tendo um aumento no percentual de pessoas que referiram estar com um sono bom, 126 pessoas (73,25%), e inversamente, os valores de sono razoável, ruim e insônia tiveram uma redução entre a primeira e segunda consulta, sendo a redução mais expressiva a de insônia que apresentou diminuição de 13,96%, conforme tabela abaixo, caindo dos valores de 18,02% para 4,06% dos participantes.
Conclusão: Este estudo apresenta um indicativo de melhora na qualidade do sono após a Microfisioterapia, em especial para aqueles indivíduos que apresentavam quadros de insônia. Este estudo não levou em consideração outras medidas terapêuticas pois o propósito foi somente observar o efeito após a Microfisioterapia. Sendo o sono um dos indicadores de saúde e um processo importante na reorganização orgânico verifica-se que a Microfisioterapia pode contribuir para a melhora deste, podendo ser uma opção para os que buscam a manutenção da saúde e do bem estar ou para os que buscam tratamento para os quadros de distúrbios da qualidade do sono.
Palavras-chave: Microfisioterapia, terapias complementares; distúrbios do sono, insônia.
Keywords: Micro Kinesitherapie, complementary therapies; sleep disorders, insomnia.
Nome completo dos autores: Eliani Souza, Arruda; Cleisi da Cruz, Cazarim; Debora Martins de, Oliveira; Mariana Cristina Stockler, Mann; Manoela de Paula, Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário