sábado, 17 de junho de 2017

O Teatro na promoção da Saúde

O Teatro na Promoção de Saúde do Idoso
Uma estratégia de Envelhecimento Saudável

As técnicas aplicadas nas aulas trazem vários benefícios para a saúde de quem já passou dos 60 anos. Isso porque, além de contribuir para uma melhora da memória do idoso, aumenta a criatividade e estimula a interação social.

Outros benefícios das aulas de teatro
– Melhora a memorização;
– Respiração facilitada;
– Aumenta a autonomia do idoso;
– Eleva a autoestima;
– Melhora a voz ativa na família e entre amigos;
– Ajuda a conquistar de espaço junto ao grupo;

A arte de saber envelhecer, com ação e com emoção!
Não pare no tempo e nem com o tempo!
Day Care Saúde Integral
Memento Vivere
www.lembredeviver.com.br
(11) 4582-5745 (11) 99707-4030 (11) 97026-6585

Conheça o trabalho realizado com idosos que resultou em um mestrado em Psicologia:


Atividades para o corpo e a mente
Manter a cabeça ativa é tão fundamental quanto exercitar os músculos. “É importante você procurar aprender coisas novas, se abrir para a vida, fazer amizades, sair, se colocar desafios e aceitar aqueles que a vida coloca”, afirma Maria Inês. A professora do ICB também destaca que jogos como o xadrez e palavras cruzadas ajudam a exercitar a mente e oxigenar o cérebro.
É comum que com o avanço da idade as pessoas se isolem no convívio familiar, restringindo suas atividades e deixando de fazer novas amizades. Por isso, ações que obriguem os idosos a conhecer novas pessoas e os desafiem a realizar uma tarefa diferente contribuem para que a mente e o corpo permaneçam sadios. Um exemplo são as aulas de teatro que Adenilson Matos do Nascimento, também conhecido como Cauê Matos, proporciona a pessoas da terceira idade desde 2007. O trabalho realizado com idosos foi tão bem-sucedido que resultou em um mestrado em Psicologia, apresentado no ano passado sob supervisão da professora Maria Inês.
Nascimento trabalhava na Estação Ciência, realizando atividades teatrais que envolviam ciências e artes com crianças e jovens. Foi então que percebeu a falta de um espaço para que os idosos também pudessem participar. A oportunidade veio com o programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. “Nós colocamos essa possibilidade e a direção aceitou, pois sabia como era importante se abrir para um público mais amplo”, conta.
O grupo de teatro com idosos formado por Nascimento chegou a ter 120 participantes, e foram encenadas seis peças, incluindo criações próprias do grupo. Ele conta que as pessoas chegavam receosas ao grupo, mas que ao se sentirem aceitas, relaxavam e começavam a criar conexões com os demais integrantes. “Dou exercícios de corpo, uso teatro e dança, e eles muitas vezes têm um histórico de estar tão voltados a se dar para o outro, para o filho, o marido, a esposa, que muitas vezes quando solicito que movimentem determinada parte do corpo, a falta de conhecimento e consciência de si é tão grande que eles movimentam outra parte. Eu peço ‘movimentem o ombro direito’, eles mexem a perna esquerda, ‘movimentem a coluna’, eles mexem a cabeça. Não é uma patologia, é que, exagerando um pouco, eu deixo de existir para que o outro exista”, afirma.
A prática teatral possibilita que esses idosos comecem a conhecer seu próprio corpo, que por tanto tempo era apenas usado para atender às necessidades de outras pessoas. Além disso, ao estudar um autor, um personagem, os idosos aprendem algo novo, que podem levar até seus conhecidos.  “Imagina uma senhora já idosa, avó, que ficava em casa e pouca coisa tinha a falar para as pessoas que já dominavam o computador, saíam para trabalhar etc. A partir do momento em que ela começou a estudar Shakespeare, chegava em casa e falava ‘nossa, estou fazendo tal personagem, e ele tem a ver com isso e com isso’. A família ouve e fica intrigada, começa um processo de interação. Essa é realmente a inclusão social, é quando você tem algo a dizer e o outro te escuta”, afirma.
E muitas pessoas que passaram pelo grupo de teatro encontraram mais do que uma forma de passar o tempo. Nascimento conta que se surpreendeu ao saber que antigos participantes do grupo se tornaram atores profissionais.
Envelhecer e continuar ativo é algo que demanda esforço e conhecimento sobre o próprio corpo, mas atualmente estamos mais preparados para enfrentar essa fase da vida. “Nas últimas décadas, o conhecimento científico sobre o processo de envelhecimento e suas consequências vem aumentando de forma exponencial, bem como a melhor compreensão das doenças mais frequentes no idoso, seu tratamento e prevenção”, afirma Ferriolli, que acredita que, com a disseminação do conhecimento sobre a terceira idade, o interesse das pessoas em se informar sobre o envelhecimento saudável está aumentando “de forma impressionante”. Com o aumento da expectativa de vida, se preparar para a velhice é garantir mais muitos anos de experiências e descobertas.
FONTE: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=cuidar-de-corpo-e-mente-e-saida-para-envelhecer-com-saude


http://www.lembredeviver.com.br
O Teatro na Promoção de Saúde do Idoso
Uma estratégia de Envelhecimento Saudável
A arte de saber envelhecer, com ação e com emoção!
Não pare no tempo e nem com o tempo!
Day Care Saúde Integral

Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/_XuYTEFYHpk

Nenhum comentário:

Postar um comentário