sábado, 12 de agosto de 2017

Reiki no Combate ao Câncer






Por - Ricardo José Caselatti de Paula Corrêa





Formação Acadêmica: 
Nível 2 em Reiki Mikao Usui no Espaço Núcleo Vidas - Valinhos                        Agosto/2016 
Nível 2 em Reiki Mikao Usui no Espaço Núcleo Vidas - Valinhos                        Agosto/2016 
Nível 1 em Reiki Mikao Usui no Espaço Núcleo Vidas - Valinhos                         Julho/2016 
Curso Básico de Numerologia Cabalística na ABNC - EaD - São Paulo, Capital   Maio/2016 
Pós-graduação em Didática do Ensino Superior na Uni. Nilton Lins - Manaus   Outubro/2015 
Graduação em Radio e TV na FMU-FIAM - São Paulo           Maio/2014 

Como dito em nosso último artigo, o número de pacientes diagnosticados com câncer vem aumentando. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – órgão brasileiro ligado ao Ministério da Saúde – a estimativa para o biênio 2016–2017 é de cerca de 600 mil novos casos diagnosticados com a doença. Ainda segundo o INCA, 12,7 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer, dessas, 7,6 milhões são levadas a óbito.
Para enfrentar essa terrível doença a terapia com Reiki vem se mostrando uma grande aliada e as pesquisas em torno da eficácia do Reiki no tratamento da doença são vários..
Conforme explana a matéria “Acupuntura e Reiki agora têm explicação científica” da revista Galileu, escrita pela repórter Bruna Bernacchio, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou a eficácia do Reiki em um grupo de 60 camundongos com tumor. Os animais foram divididos em 3 grupos: O primeiro não recebeu tratamento algum; O segundo recebeu a impostação de luvas presas a pedaços de madeira; e o terceiro grupo de fato recebeu a aplicação do Reiki.
Na reportagem, Ricardo explica que motivo de ter utilizado camundongos para sua pesquisa na USP é porque “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”.
Após sacrificados, os pesquisadores analisaram a resposta imunológica dos organismos dos camundongos,
ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas”
Fonte: Revista Galileu “Acupuntura e Reiki agora têm explicação científica”


Comprovando que, mesmo sem crença alguma, o Reiki é uma terapia extremamente positiva, capaz de oferecer suporte benéfico à medicina tradicional no combate ao câncer.
Em 2013 a revista “Integrative Cancer Therapies”, publicou a pesquisa “Integrative Reiki for Cancer Patients: A Program Evaluation”, em tradução livre “Reiki Integrativo para Pacientes com Câncer: Um Programa Avaliativo”.
No artigo apresentado, os pesquisadores relatam - em tradução livre - que:
“Dos 213 inquéritos, pré-pós das primeiras sessões no período de avaliação, observamos uma diminuição de mais de 50% na dificuldade auto-relatada, de ansiedade, depressão, dor e fadiga.
Usando estimativas conservadoras que tratam dados perdidos como não endossando o Reiki, encontramos 176 (82,6%) dos participantes gostaram da sessão de Reiki, 176 (82,6%) avaliaram como útil a sessão de Reiki, 157 (73,7%) planejam continuar usando o Reiki e 175 (82,2%) recomendaria o Reiki aos outros.”
Fonte: revista Integrative Cancer Therapies, “Integrative Reiki for Cancer Patients: A Program Evaluation”


Ainda citando o mesmo artigo da revista Integrative Cancer Therapies:
“Câncer e seus tratamentos convencionais (cirurgia, quimioterapia, e radiação) afetam fisicamente, emocionalmente e espiritualmente os indivíduos (por exemplo, pacientes, cuidadores, funcionários). Dentro deste artigo, analisamos dados coletados como parte de uma avaliação de um programa de voluntariado de Reiki em um grande centro acadêmico urbano de estudo do câncer.
Descobrimos que, mesmo por uma estimativa conservadora, 82,6% dos indivíduos que receberam Reiki tiveram experiências positivas. O Reiki produziu resultados clinicamente significativos e estatisticamente reduções significativas a curto prazo de angústia, ansiedade, depressão, dor e fadiga. Dados qualitativos sugerem que Reiki evocou uma resposta de relaxamento para muitos e mudanças espirituais positivas para alguns.”
Fonte: revista Integrative Cancer Therapies, “Integrative Reiki for Cancer Patients: A Program Evaluation”


Dessa maneira, ficam claras as benéfices do Reiki como um auxiliar no com combate ao câncer. Ou como concluem os pesquisadores do artigo “Integrative Reiki for Cancer Patients: A Program Evaluation”, “Esses dados fornecem provas iniciais de que o Reiki pode ser um método de cuidados de apoio útil se integrado no cuidado convencional do câncer.”

Quer saber mais e aproveitar dessa técnica em sua vida? Entre em contato conosco e agende sua sessão. Temos certeza que não irá se arrepender.


     htmlsig.com
Memento Vivere - Espaço Terapêuticospamementovivere@gmail.com / (11) 97026-6585 (11) 4582-5745
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e visite o nosso site
Av. Santo Ceolin nº 381 complemento 80, bairro dos Fernades, Jundiaí -SP
Facebook  Instagram  Youtube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário