sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Acupuntura para o Parkinson

Acupuntura na melhora da qualidade de vida de pessoas com Parkinson



O  Mal de Parkinson, uma das disfunções neurodegenerativas mais comuns enfrentadas pela população, causa um grande impacto na qualidade de vida e independência das pessoas.
Embora o mecanismo causador do Mal de Parkinson ainda não esteja plenamente esclarecido, sabe-se que diversas áreas cerebrais sofrem uma degeneração gradativa devido a um desequilíbrio na produção e liberação do neurotransmissor dopamina, gerando sintomas como o tremor de repouso, a rigidez e a lentidão dos movimentos. Ainda sem tratamento definitivo, as pessoas que sofrem dessa disfunção procuram frequentemente os tratamentos complementares de saúde, sendo a acupuntura a prática mais utilizada pela população para o controle dos sintomas apresentados.


De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society, pesquisadores examinaram os efeitos imediatos da acupuntura sobre a função da marcha em 27 pacientes ambulatoriais com DP. Os pontos de acupuntura utilizados foram as pernas, braços bilaterais, região posterior do pescoço e costas, bilateralmente. Agulhas de acupuntura foram inseridas perpendicularmente à superfície da pele a uma profundidade de 10 mm. Um ritmograma foi usado para medir a função de marcha.
Os pesquisadores observaram aumentos significativos na velocidade da marcha, comprimento do passo, força de reação do solo e cadência do passo após a acupuntura. Efeitos adversos relacionados ao tratamento não foram relatados. Segundo os autores, a acupuntura pode ser uma maneira segura para diminuir distúrbios da marcha .
Em um trabalho de dissertação de mestrado, conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, o fisioterapeuta Leandro Turati escolheu trabalhar com a chamada craniopuntura de Yamamoto, uma modalidade que foca principalmente em distúrbios neurológicos e musculares – para ter ideia, as agulhas são introduzidas no escalpo do paciente.
Turati selecionou cinco voluntários e os avaliou antes e depois de vinte sessões da craniopuntura – ocorreram duas por semana. Segundo a terapeuta ocupacional Heloisa Gagliardo, professora da Unicamp e orientadora da pesquisa, o tratamento foi realizado com base nas principais queixas dessas pessoas. Ao final do processo, os pacientes relataram uma melhora em relação aos movimentos, ao aumento da flexibilidade e à diminuição da dor.
“Verificamos uma evolução positiva em quase todos os quesitos analisados”, reforçou o fisioterapeuta, em entrevista ao Jornal da Unicamp. De acordo com ele, esses resultados podem contribuir para a qualidade de vida dos portadores de Parkinson, um problema crônico e degenerativo.
Mais: o tratamento pela medicina tradicional chinesa possui poucas contraindicações e efeitos colaterais mínimos. Sem contar que pode ser associado a remédios ou técnicas de fisioterapia.
- Journal of the American Geriatrics Society. Volume 63, Issue 10, pages 2189–2190, October 2015  ;     

http://www.lembredeviver.com.br Tel 11 - 4582 5745 Acupuntura na melhora da qualidade de vida de pessoas com Parkinson. Diversas áreas cerebrais sofrem uma degeneração gradativa devido a um desequilíbrio na produção e liberação do neurotransmissor dopamina, gerando sintomas como o tremor de repouso, a rigidez e a lentidão dos movimentos. Sem tratamento definitivo, as pessoas que sofrem dessa disfunção procuram frequentemente os tratamentos complementares de saúde. Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/EZX7lPmAkNI
     htmlsig.com
Memento Vivere - Espaço Terapêuticospamementovivere@gmail.com / (11) 97026-6585 (11) 4582-5745
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui e visite o nosso site
Av. Santo Ceolin nº 381 complemento 80, bairro dos Fernades, Jundiaí -SP
Facebook Instagram  Youtube 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário