segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fumante! acredito que esta você não sabia.

Você tem dores nas costas, hérnia de disco e é fumante,  tabagista?
Saiba que existe relação!


As hérnias discais aparecem no nível vertebral danificado. Quando este nível é exigido mecanicamente além do que suporta, algumas estruturas vertebrais como a placa cartilaginosa vertebral e o disco intervertebral é lesado.
O disco é formado por proteoglicanos, placa cartilaginosa, núcleo pulposo e anel fibroso. Invervado pelo Nervo Sinus Vertebral de Luscka. A hérnia se desenvolve quando a carga na região faz com que a pressão no núcleo pulposo aumente, forçando os anéis fibrosos que, acabam cedendo e rompendo-se. O núcleo atravessa os anéis fibrosos até sair do disco intervertebral. Nesse processo já há dor pois existe uma resposta química acontecendo na região (inflamatória) e pode haver também a irritação de algumas estruturas adjacentes. Quando há o pinçamento nervoso de alguma raíz nervosa da região, é comum sentir dores em locais distantes a hérnia discal como mãos e pés. O processo inflamatório químico que acontece no local da hérnia também pode gerar essa dor referia em regiões distantes, ou seja, dor irradiada não é sinônimo de compressão de raíz nervosa.
A hérnia de disco é o último estágio da lesão. O estágio anterior é chamado de Protusão discal (não é hérnia), 80% das pessoas tem protusão discal e nem sabem pois na maioria das vezes é assintomática. Porém, em estágios mais avançados, essa protusão pode gerar dor por processo inflamatório nervoso.


Quem pode desenvolver a Hérnia de Disco?

- Trabalhadores que ficam sentados o dia inteiro;
- Operadores de máquinas que fazem esforços excessivos e repetitivos com o tronco;
- Dentistas que realizam esforços de flexão e rotação da coluna diversas vezes ao dia;
- Atletas de determinados esportes que provocam exagerados impactos na coluna vertebral;
- Pessoas sedentárias que normalmente não tem boa Postura e acabam provocando excesso de tensões em regiões específicas do corpo;
- Pessoas obesas que aumentam a carga direta sobre a coluna vertebral;
- Pessoas que tiveram quedas ou traumas diversos criando “disfunções osteopáticas”. Estas disfunções se cronificam e anos depois ajudam a provocar um desgaste articular em determinadas regiões da coluna. Obs: “Só o Osteopata sabe diagnosticar e tratar com estas lesões”.
- Quem tem Herança Genética desfavorável;
- Pessoas que não dormem (descansam) o necessário, pois ao dormir o disco tende a se reidratar. Se não há reidratação adequada o disco de desidrata, facilitando o aparecimento de problemas discais;
- Pessoas estressadas;
- Pessoas que realizam exercícios em academias e/ou atividades físicas de forma incorreta, comprometendo a integridade da coluna vertebral;
- Fumantes crônicos.

O fumo pode influenciar na hérnia de disco pois faz a degradação de colágeno, diminui o aporte sanguíneo local, tem alterações na coagulação do sangue, pelo fenômenos de micro-oclusão de pequenos vasos sanguíneos, e diminui as macromoléculas de proteína que atraem água para o disco (proteoglicanos) levando a uma degeneração discal mais rápida. Homens e mulheres acima de 50 anos têm três vezes mais chance de ter dor nas costas quando fumam mais que um maço ao dia.


Quando tratar?

O quanto antes começar o tratamento melhor. Ao sentir dores na coluna vertebral, dores irradiadas e/ou formigamentos em membros inferiores ou superiores, procure o quanto antes um especialista e marque uma consulta. Infelizmente o que vemos no dia a dia são pessoas procurando atendimento quando o problema já é grave. O tratamento fica mais difícil e o prognóstico não é tão bom como se fosse tratado logo no início dos sintomas.


Como Prevenir?

A prevenção da Hérnia de Disco é realizada com a Higiene Postural e Osteopatia. A Higiene Postural é na verdade saber lidar com o corpo em diversas situações cotidianas, por exemplo: saber abaixar corretamente, levantar da cama, ergonomia no local de trabalho, exercícios corretos na sua atividade física regular; ou seja, consciência corporal. A Osteopatia é tão importante quanto a manutenção postural adequada. Quando ocorrem traumas e quedas que “fixam” lesões Osteopáticas, não adianta ter uma boa postura. Ocorrerá sempre uma área sobrecarregada, ou seja, hipermóvel que irá gerar lesões aos poucos durante a vida. Tem que se corrigir as lesões Osteopáticas com um Osteopata o quanto antes. A Osteopatia é fundamental na prevenção das Hérnias de disco e na maioria dos problemas articulares do corpo.


Qual o prognóstico?
O prognóstico depende muito de quando a pessoa procura o profissional especialista. Mas geralmente é muito bom e com reversão total ou parcial dos sintomas. E é claro , se você é fumante , o quanto antes deixar este vício, mais rápido e melhor será o prognóstico.


Memento Vivere
www.lembredeviver.com.br
(11)4582-5745 (11)97026-6585 (11)99707-4030




http://www.lembredeviver.com.br ligue 11 45825754 Hérnia de Disco é realizada com a Higiene Postural e Osteopatia Fumante , o quanto antes deixar este vício, mais rápido e melhor será o prognóstico Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/ShuBphhDKNo

Nenhum comentário:

Postar um comentário