segunda-feira, 31 de julho de 2017

Acupuntura na Saúde da Mulher

A fisiologia da mulher tornam-na num ser com características muitas particulares. O seu corpo sofre alterações ao longo da sua vida. A mulher passa por várias fases, entre elas a menarca (primeira menstruação), a gravidez e a menopausa. A sua saúde deve, por isso, ser vigiada.
Medicina Chinesa ajuda a mulher nas suas várias fases na vida.
Segundo a medicina chinesa, os Rins têm um papel fundamental no desenvolvimento de cada pessoa. Estes são responsáveis pela genética, Wei Qi (sistema imunitário), crescimento e reprodução, ossos (incluindo os dentes) e o sangue (na medicina ocidental, o sangue é formado na medula óssea). Possuem, ainda, um papel fundamental na nutrição energética e sanguínea em meridianos, como o Vaso da Concepção. O Qi (energia) dos Rins é, por isso, muito importante em todas as etapas da vida da mulher.

A importância da menstruação

Cada ciclo menstrual é de 28 dias, com duração de três a cinco dias. É importante ter em atenção se a menstruação é sempre regular, verificar a cor do sangue, se é abundante, se existem coágulos ou se apresenta um cheiro fora do normal.
Antes da menstruação, é normal que se sinta uma ligeira distensão mamária e pequeno peso no abdômen inferior. Qualquer alteração da menstruação, como a ausência da mesma ou dor abdominal e/ou pélvica intensa que surge antes da menstruação ou com a mesma, pode causar complicações da vida da mulher, incluindo a dificuldade em engravidar. Não esquecer que o estress do cotidiano pode levar a alterações tanto no ciclo, como na duração da menstruação.

Problemas com menstruação

As doenças menstruais referem-se a anormalidades no ciclo e período menstrual da mulher, bem como no volume, cor e qualidade do sangue menstrual. Também se refere, a sintomas que possam ocorrer com o ciclo menstrual ou antes e depois da menopausa.
Os problemas mais comuns na saúde da mulher estão ligados à parte ginecológica, os quais lesam o organismo feminino a curto e longo prazos:
  • Ciclo menstrual irregular;
  • Menorragia: fluxo menstrual demasiado abundante;
  • Dismenorreia: dor menstrual que varia entre ligeira a intensa, pode abranger abdómen, costas e pernas.
  • Amenorreia: ausência de menstruação.
  • Endometriose: presença de endométrio fora da mucosa uterina. Pode ser interna, localizando-se na trompa de Falópio ou na parede do útero, ou externa, quando localizada fora do útero, nomeadamente na bexiga, abdómen, peritônio, ovário, etc.
  • Ovários policísticos.
  • Leucorreia (corrimento vaginal), entre outras.
A regularização da menstruação é a base do tratamento destas patologias. Os princípios terapêuticos empregues através da acupuntura e fitoterapia irão reforçar o Qi renal e o baço, acalmar o fígado e regularizar o Qi e o sangue em geral. Desta forma, irá eliminar substâncias estranhas no sangue, regular o fluxo de oxigénio nas células sanguíneas para uma melhor circulação do sangue.

Gravidez

Após a menarca, o corpo e os órgãos reprodutivos da mulher ainda estão em desenvolvimento. Contudo, tem a capacidade de engravidar. Segundo a medicina chinesa, a melhor idade para engravidar é aos 28 anos (quarto ciclo de sete), pois o corpo feminino tem a maturação ideal para desempenhar uma boa gestação e, assim, salvaguardar a saúde da mulher e do bebê.
Para as mulheres que estão tentando engravidar a acupuntura pode ser uma ferramenta muito útil, pois aumenta a fertilidade e reduz a ansiedade e estresse típicos da fase de tentativas. Diversos estudos tem comprovado a eficácia da acupuntura com esse objetivo, através da regulação do ciclo menstrual, redução do estresse, aumento da capacidade do corpo de produzir óvulos e aumento da circulação sanguínea no útero (importante para a fixação do embrião).
Durante a gravidez a acupuntura ajuda a minimizar os incômodos de cada fase. No primeiro trimestre ela trata dos enjoos matinais, vômitos, refluxo, fadiga, dores de cabeça, constipação, além de reduzir o risco de rejeição do feto pelo corpo da mãe.
No segundo trimestre são comuns sintomas como azia, anemia, ganho de peso excessivo, hemorróidas, pressão alta. A acupuntura também é excelente para regular os distúrbios de humor decorrentes das alterações hormonais.
Na última fase da gravidez, são comuns as dores nas costas, edema e dor pélvica. A acupuntura tem a capacidade de aliviar as dores e preparar o corpo para o parto, facilitando a progressão saudável dos principais marcadores físicos, tais como relaxamento pélvico, dilatação e contrações uterinas regulares. Também auxilia no posicionamento correto do bebê.
O crescimento e o desenvolvimento do feto no útero dependem da nutrição orgânica, ou seja, dos alimentos que chegam através da mãe. Para isso, é necessário ter hábitos de vida saudáveis para uma boa saúde, de modo a diminuir possíveis complicações no parto e durante a amamentação.
A amamentação é importante para o bebê. É através do leito materno que o recém-nascido recebe grande parte da sua imunidade. Para a Medicina Chinesa, o leite materno é a transformação da energia essencial do corpo (chamado Jing do Rim), do sangue e dos restantes líquidos orgânicos. Uma vez que, o Rim está implícito neste processo e é responsável pela Wei Qi, o leite materno ganha qualidade ao nível da imunidade, sendo importante para as defesas do recém-nascido.

Menopausa

Ao sétimo ciclo de sete (49 anos), o Qi dos Rins torna-se deficitário, causa irregularidade nos períodos menstruais (perimenopausa) e, consequentemente, a menopausa. Ou seja, o estrogénio e progesterona deixam de ser produzidos.
O estrogénio é uma hormona feminina que é produzida pelo ovário, enquanto que a progesterona é uma hormona que aparece na puberdade, influencia o humor e equilibra o estrogénio.
A menopausa afeta cada mulher de forma diferente. Algumas não apresentam quaisquer sintomas, enquanto outras têm várias queixas, como afrontamentos, insônia, problemas vaginais e urinários, osteoporose, mudanças corporais, alterações de humor, memória e concentração.
A Medicina Chinesa, ajuda as mulheres a minimizar os problemas de transição, durante a menarca, o período fértil e a menopausa. O tratamento de acupunctura e fitoterapia chinesa ajudam a nutrir os sistemas afetados e, assim, ajudam a mulher a ultrapassar as diferentes fases da vida de forma natural e não agressiva.
Tenha uma vida saudável, escolha atividades ao ar livre, tenha uma alimentação diversificada e saudável, evite fumar e excesso de álcool. Durante a gravidez faça Tai Chi ou yoga e ouça música calma de modo a relaxar o ambiente à sua volta incluindo o do seu bebé. Prevenção e vida saudável é significado de saúde e bem-estar. Cuide de si!
Memento Vivere - Lembre de viver




http://www.lembredeviver.com.br                  Telefone 11 4582 5745
Segundo a medicina chinesa, os Rins têm um papel fundamental no desenvolvimento de cada pessoa. Estes são responsáveis pela genética, Wei Qi (sistema imunitário), crescimento e reprodução, ossos (incluindo os dentes) e o sangue (na medicina ocidental, o sangue é formado na medula óssea). Possuem, ainda, um papel fundamental na nutrição energética e sanguínea em meridianos, como o Vaso da Concepção. O Qi (energia) dos Rins é, por isso, muito importante em todas as etapas da vida da mulher.
Seu vídeo será publicado em: https://youtu.be/9eHHwQwyMgg

Nenhum comentário:

Postar um comentário