segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Fisioterapia Integrativa, porque sua saúde não depende apenas do físico!

O que é Fisioterapia Integrativa ?

Simplificando, a Fisioterapia Integrativa, nada mais é quando aplicamos mais de uma abordagem ou técnica em busca do resultado mais efetivo, atingindo o físico, mental e emocional para restabelecer um equilíbrio próprio e com o ambiente que vivemos. Como base importantíssima, respeitamos os conceitos da Visão Holística da Saúde, Individualidade Biológica e Autocura.



  • ·         Visão Holística da Saúde: A palavra holística foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro". O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a "tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes". Ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A visão da Fisioterapia Integrativa analisa e cuida da saúde como um todo e não focando apenas na dor local, no principal sintoma do paciente, que na grande maioria das vezes é apenas o local “sofredor” e não “causador” do sintoma. Os tratamentos holísticos veem um problema de saúde não apenas na sua vertente física, mas também como o resultado de desequilíbrios energéticos e emocionais.

  • Individualidade Biológica: O princípio da individualidade biológica diz que cada organismo reage de formas diferentes ao mesmo estímulo aplicado, gerando adaptações específicas. Isso faz com que cada indivíduo seja único, por mais semelhanças que existam entre ambos, e cada um responde de maneiras diferentes ao estímulo, de acordo com suas características genéticas e hábitos, percepções e experiências diversas que adquirimos durante a vida. Portanto, cada paciente apresenta um quadro clínico diferente e cada patologia vai necessitar de mais ou menos técnicas dependendo da fase em que o problema e os sintomas se encontram.

  • Autocura: Hipócrates, considerado o pai da medicina, utilizou diversos tratamentos terapêuticos que partem do princípio de que o corpo possui todos os mecanismos necessários para a autocura. De acordo com esses princípios, o terapeuta apenas facilita esse processo, mostrando os caminhos para que o próprio organismo conquiste a cura, de maneira natural.
A Fisioterapia Integrativa é amparada por diversos conceitos teóricos, práticos e científicos que nos asseguram do tratamento. Com a visão Integrativa, também somamos o tratamento ao de outros profissionais como Psicólogo, Nutricionista, Homeopata, Acupunturista, Terapeutas Holíticos, entre outros.
Exemplo de Abordagem Integrativa:
Um paciente que sofre de lombalgias (dor na coluna lombar), trabalha a maior parte do tempo sentado em frente ao computador, pratica atividades físicas aos finais de semana, quando não está com dor e que no âmbito emocional vive grandes sobrecargas e pressões, seja em relacionamentos conjugais, familiares ou no trabalho.
Essa questão emocional faz com que sua glândula suprarrenal entre em trabalho demasiado, pois é ela quem sofre durante períodos de estresse e grandes exigências. Como a suprarrenal, através de descargas hormonais, intermedia e atua em processos inflamatórios agudos no organismo, quando ela é exigida a região lombar pode sofrer apresentando dores agudas. Se a parte estrutural como articulações, músculos, ligamentos e etc não estiverem tão resistentes, as dores tem mais chances de aparecerem e com maior intensidade.  
Isso seria apenas um exemplo ilustrativo de como funcionam as reações em cascata em nosso organismo. Pois cada pensamento ou emoção desencadeará uma reação do organismo.
Com um tratamento integrativo dentro desse exemplo citado acima, podemos utilizar metodologias diferentes. A integração da Acupuntura, Osteopatia (terapia manual) e exercícios fisioterapêuticos irá proporcionar alívio da dor e tensão muscular na região lombar com a regeneração dos tecidos envolvidos com o sintoma; maior mobilidade e funcionalidade das articulações, permitindo movimentos mais leves e livres; reeducação postural prevenindo sobrecargas ao longo dos dias; ativação e fortalecimento dos músculos para que eles fiquem mais resistentes e protejam o organismo frente as exigências do dia a dia;  e o equilíbrio energético do organismo como um todo, deixando o indivíduo mais preparado físico, mental e emocionalmente para lidar com as mais diversas situações da vida, tendo percepções mais amplas e ações mais eficazes para o seu próprio bem, sem acumular tanto estresse e emoções ruins.


E dessa forma, ampliando a visão e integrando as funções do nosso organismo, chegamos a diagnósticos mais amplos e tratamentos com maiores chances de surtirem resultados!
A Fisioterapia Integrativa é indicada para diversos sintomas, mas principalmente para dores crõnicas em que o paciente já tentou vários tratamentos e nenhum surtiu um bom resultado.

Oi oi,
Gostou do texto ? Tem alguma dúvida? Então deixe um comentário aqui para que eu possa te ajudar mais !
Até mais ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário